CONSULTORIA EM CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÂO
A qualidade em saúde é um conceito abrangente que se refere ao grau de excelência dos serviços de saúde prestados a indivíduos e populações. Ela envolve diversos aspectos fundamentais, centrados na melhoria contínua dos cuidados para garantir que sejam seguros, eficazes, centrados no paciente, oportunos, eficientes e equitativos.
Pensando em um cenário onde as organizações de saúde precisam se adequar, a
MRC QUALIDADE
desenvolveu um programa para organizações de saúde, com foco na melhoria contínua de seus processos, tornando essas organizações mais seguras, eficazes e eficientes,
Etapas da Consultoria

Etapa 01: Avaliação Institucional
- Auditoria documental
- Auditoria presencial ou remota assistida
- Roteiros de auditoria personalizados para cada tipo de cliente ou serviço
- Análise das não conformidades e oportunidades de melhorias observadas
- Elaboração e priorização das ações
- Cronograma de execução
Etapa 02: Planejamento Estratégico
- Análise interna (Forças e Fraquezas)
- Análise externa (Oportunidades e Ameaças)
- Identidade organizacional
- Elaboração e desdobramento dos objetivos estratégicos
- Estrutura organizacional
Etapa 03: Execução e Monitoramento
- Acompanhamento da execução das ações durante TODAS as etapas da consultoria
- Reuniões periódicas, remotas ou presenciais
- Canal de dúvidas através do sistema de ticket
Etapa 04: Gestão da Operação
- Gestão de custos
- Dimensionamento e treinamento de equipes
- Mapeamento de processos
- Mapeamento de riscos
- Delineamento dos processos
- Elaboração das políticas institucionais;
- Estruturação das comissões obrigatórias.
- Acordos de nível de serviço
- Contratualização de serviços terceirizados
Etapa 05: Padronização e Melhoria
- Padronização de modelos de documentos
- Formalização dos contratos, processos, políticas e acordos de nível de serviço;
- Desenvolvimentos dos indicadores de desempenho
- Elaboração dos modelos de relatórios gerenciais
Etapa 06: Certificação e Acreditação
Etapa opcional, para instituições que desejam certificar seus sistemas de qualidade através das metodologias nacionais e internacionais de certificação e acreditação
Serviços Elegíveis para esta Consultoria
- Serviços Hospitalares
- Serviços de Hospital Dia
- Academias e Centros Esportivos
- Serviços de Hemoterapia
- Serviços Laboratoriais
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
- Serviços Ambulatoriais
- Serviços de Pronto Atendimento
- Serviços de Nutrição Clínica e Dietética
- Serviços de Estética e Embelezamento Pessoal
- Fornecedores de Produtos e Serviços em Saúde
- Manipulação e Atenção Farmacêutica
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços de Atenção Domiciliar
- Serviços de Fisioterapia e Reabilitação
- Residências Terapêuticas
- Serviços Oncológicos
- Serviços de Medicina Hiperbárica
- Serviços de Anatomia Patológica
- Serviços de Atenção Primária à Saúde
- Serviços de Telemedicina/Telessaúde
- Serviços Odontológicos.
- Serviços de Produção de Alimentos
- Serviços de Produção de Medicamentos
- Serviços Farmacêuticos e de Enfermagem (Espaços Saúde)
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar
Observação: Para consultoria com fins de certificação, verificar os critérios de elegibilidade do serviço para a metodologia de certificação escolhida.
Trabalhamos com as Principais Metodologias de Certificação
ACREDITAÇÃO ONA
O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.

ACREDITAÇÃO CHKS (INGLATERRA)
O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.
ACREDITAÇÃO ACSA (ESPANHA)
O Programa de Acreditação Internacional ACSA é uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo, volta da para todos os tipos de organizações de saúde.

Metodologia de Certificação de Espaços de Saúde e consultórios farmacêuticos e de enfermagem.

Metodologia de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Organizações de Cuidados à Saúde.
Benefícios da Consultoria
- Redução das falhas nos processos e da ocorrência de eventos adversos.
- Otimização de Processos, identificando gargalos e ineficiências, resultando em maior produtividade.
- Redução de desperdícios e melhor alocação de recursos, levando a uma operação mais econômica.
- Minimização de retrabalho, reduzindo custos desnecessários.
- Melhora da reputação, atraindo mais clientes entre médicos e pacientes.
- Conformidade com regulamentações e normas de saúde locais e internacionais.
- Preparação para processos de Acreditação e Certificação.
- Maior engajamento dos funcionários, mais motivados e comprometidos por trabalhar em um ambiente onde a qualidade é priorizada.
- Incentivo à inovação e a integração de novas tecnologias e práticas inovadoras.
- Implantação da cultura de feedback, promovendo adequações mais frequentes nos processos e mantendo os altos padrões de qualidade.




