CONSULTORIA EM CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÂO

A qualidade em saúde é um conceito abrangente que se refere ao grau de excelência dos serviços de saúde prestados a indivíduos e populações. Ela envolve diversos aspectos fundamentais, centrados na melhoria contínua dos cuidados para garantir que sejam seguros, eficazes, centrados no paciente, oportunos, eficientes e equitativos.

Pensando em um cenário onde as organizações de saúde precisam se adequar, a MRC QUALIDADE desenvolveu um programa para organizações de saúde, com foco na melhoria contínua de seus processos, tornando essas organizações mais seguras, eficazes e eficientes,

Etapas da Consultoria


Etapa 01: Avaliação Institucional

  • Auditoria documental
  • Auditoria presencial ou remota assistida
  • Roteiros de auditoria personalizados para cada tipo de cliente ou serviço
  • Análise das não conformidades e oportunidades de melhorias observadas
  • Elaboração e priorização das ações
  • Cronograma de execução

Etapa 02: Planejamento Estratégico

  • Análise interna (Forças e Fraquezas)
  • Análise externa (Oportunidades e Ameaças)
  • Identidade organizacional
  • Elaboração e desdobramento dos objetivos estratégicos
  • Estrutura organizacional

Etapa 03: Execução e Monitoramento

  • Acompanhamento da execução das ações durante TODAS as etapas da consultoria
  • Reuniões periódicas, remotas ou presenciais
  • Canal de dúvidas através do sistema de ticket

Etapa 04: Gestão da Operação

  • Gestão de custos
  • Dimensionamento e treinamento de equipes
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de riscos
  • Delineamento dos processos
  • Elaboração das políticas institucionais;
  • Estruturação das comissões obrigatórias.
  • Acordos de nível de serviço
  • Contratualização de serviços terceirizados

Etapa 05: Padronização e Melhoria

  • Padronização de modelos de documentos
  • Formalização dos contratos, processos, políticas e acordos de nível de serviço;
  • Desenvolvimentos dos indicadores de desempenho
  • Elaboração dos modelos de relatórios gerenciais

Etapa 06: Certificação e Acreditação

Etapa opcional, para instituições que desejam certificar seus sistemas de qualidade através das metodologias nacionais e internacionais de certificação e acreditação

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Serviços Elegíveis para esta Consultoria


  • Serviços Hospitalares
  • Serviços de Hospital Dia
  • Academias e Centros Esportivos
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços Laboratoriais
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços Ambulatoriais
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Serviços de Nutrição Clínica e Dietética
  • Serviços de Estética e Embelezamento Pessoal
  • Fornecedores de Produtos e Serviços em Saúde
  • Manipulação e Atenção Farmacêutica
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços de Atenção Domiciliar
  • Serviços de Fisioterapia e Reabilitação
  • Residências Terapêuticas
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Anatomia Patológica
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde
  • Serviços de Telemedicina/Telessaúde
  • Serviços Odontológicos.
  • Serviços de Produção de Alimentos
  • Serviços de Produção de Medicamentos
  • Serviços Farmacêuticos e de Enfermagem (Espaços Saúde)
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar

Observação:  Para consultoria com fins de certificação, verificar os critérios de elegibilidade do serviço para a metodologia de certificação escolhida.

Trabalhamos com as Principais Metodologias de Certificação


ACREDITAÇÃO ONA

O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.




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ACREDITAÇÃO CHKS (INGLATERRA)

O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.

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ACREDITAÇÃO ACSA (ESPANHA)

O Programa de Acreditação Internacional ACSA é uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo, volta da para todos os tipos de organizações de saúde.


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Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços Laboratoriais

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Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços de Diagnóstico por Imagem

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Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços Laboratoriais

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Metodologia de Certificação de Espaços de Saúde e consultórios farmacêuticos e de enfermagem.

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Metodologia de Certificação para Fornecedores de

Produtos e Serviços para a Saúde.

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Metodologia de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Organizações de Cuidados à Saúde.

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Benefícios da Consultoria


  • Redução das falhas nos processos e da ocorrência de eventos adversos.
  • Otimização de Processos, identificando gargalos e ineficiências, resultando em maior produtividade.
  • Redução de desperdícios e melhor alocação de recursos, levando a uma operação mais econômica.
  • Minimização de retrabalho, reduzindo custos desnecessários.
  • Melhora da reputação, atraindo mais clientes entre médicos e pacientes.
  • Conformidade com regulamentações e normas de saúde locais e internacionais.
  • Preparação para processos de Acreditação e Certificação.
  • Maior engajamento dos funcionários, mais motivados e comprometidos por trabalhar em um ambiente onde a qualidade é priorizada.
  • Incentivo à inovação e a integração de novas tecnologias e práticas inovadoras.
  • Implantação da cultura de feedback, promovendo adequações mais frequentes nos processos e mantendo os altos padrões de qualidade.